quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Início

Tudo começa com um desafio para contribuir para o blog do curso de Engenharia de Produção Industrial de 1991. E porque não criar um blog meu?
Deixo aqui a mensagem que foi publicada, com votos de um Santo e Feliz Natal.

Mensagem de Natal para os meus queridos amigos EPIs

Hoje, como ontem, somos feitos de pequenas coisas. São retalhos que vão sendo cosidos diligentemente na manta da vida que nos formam, nos educam, nos criam. Que nos fazem Ser.
O Homem é uma soma.

Vemos as notícias que nos deixam perplexos: com 50.000 euros de património pertencemos aos 10% mais ricos do mundo; irmãos semitas (israelitas e palestinianos) que se recusam a dar o abraço fraterno; uns choram enquanto outros aplaudem a morte de um ditador.
O Homem é uma divisão.

As guerras e as suas mortes, Iraque, Afeganistão, Sudão, Líbano, Timor, tantas, tantas…
O Homem é uma subtracção.

E lá aparecem aqueles que olham em frente, sem medo, com ideias renovadoras e radicais, repletos de carácter, sabedoria e coragem, que combatem a miséria, a opressão, a intolerância, a iletracia, o ódio, a doença… Lembremo-nos dos exemplos de Muhammad Yunus, Suu Kyi, Yitzhak Rabin, James Watson, Nelson Mandela, Amartya Sen, todos eles agraciados com o Nobel, entre muitos outros.
O Homem é uma multiplicação.

… E o Filho do Homem, nascido há dois mil anos –
“E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.” (Lc 2, 6-7) – quis ser para nós uma singularidade.

Que este Natal vos propicie a Paz e o Amor de que este mundo está sedento. Crentes ou não crentes, somos todos convidados a participar na Alegria da Humanidade.

“Gloria in altissimis Deo, et super terram pax in hominibus bonae voluntatis” (Lc 2,14) (em Latim fica mais bonito…)

Sem comentários: