terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Mais uma "pérola" de Vital Moreira

Decididamente, no Causa Nossa, esta personagem brinda-nos com assombrosas reflexões!
Depois do "deslocado espírito de casta" dos rapazes do Colégio Militar (ver meu post de 18 de Dezembro p.p.), agora irrita-se com a missa do Dr. Paulo Macedo:

«[...]Mas se a encomenda de uma missa por um organismo oficial não infringe a laicidade, o que é que viola a laicidade!?
Como é possível aceitar esta situação de esvaziamento de conteúdo da separação entre o Estado e a religião, se não na base do mais rasteiro oportunismo político e falta do desrespeito pelos mais básicos princípios da República?
Parece que daqui a três anos vamos comemorar o centenário da implantação da República. Por este andar, mais apropriado será o Governo encomendar ao Cardeal Patriarca um solene requiem pela memória da República...» (Laicidade Semântica, 11/01/2007).

Pela boca morre o peixe, diz o povo na sua sabedoria proverbial, e na arremetida comete o "pecado" de não considerar outro valor tão ou mais importante que a propagada "laicidade do Estado": o da liberdade religiosa.
Meu caro Dr. Vital Moreira, e passando ao lado do tom insultuoso da sua última frase, estou convencido que se lhe arranjassem um lugar apropriado para um auto-de-fé, queimava-nos a todos!

Sem comentários: