terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

A cátedra petrina

Um dos focos de desconfiança, e de incompreensão, que muitos nutrem pela Igreja Católica deve-se ao ministério papal. Como é possível um homem ter tanto poder numa instituição, e ser seguido de forma tão obediente?

As razões doutrinais são conhecidas de todos. Lembremos as palavras de Jesus:

"Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta os meus cordeiros.» Voltou a perguntar-lhe uma segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-me?» Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas.» E perguntou-lhe, pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu és deveras meu amigo?» Pedro ficou triste por Jesus lhe ter perguntado, à terceira vez: 'Tu és deveras meu amigo?' Mas respondeu-lhe: «Senhor, Tu sabes tudo; Tu bem sabes que eu sou deveras teu amigo!» E Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas." (Jo 21, 15-17).

E também:

"Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.» Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu. Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.»" (Mt 16, 15-19).

Reconhecendo a Verdade revelada nas Sagradas Escrituras, os católicos aceitam o sucessor de Pedro como Vigário de Cristo, com o poder instituído por Ele de "ligar" e "desligar". E decorrente desse ministério, representa a Unidade de todo o povo cristão.

Esta reflexão vem a propósito de uma notícia no The Times, com o título "Churches back plan to unite under Pope", onde se lê que a ala conservadora da Comunhão Anglicana (formada no cisma de Henrique VIII) procura a reunião com a Igreja Católica. Não verificando a completa veracidade do que está descrito, não deixa de ser um sinal...

Sem comentários: