quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Evangelho

Para me ajudar na tarefa da meditação diária recorro, a exemplo de muitos, ao Evangelho Quotidiano. É a primeira mensagem que "cai" todos os dias na minha caixa de correio electrónico, e assim não há maneira de me furtar a esta responsabilidade pessoal que assumi.

O que raramente faço é ler os comentários à leitura que o sítio disponibiliza. Hoje fi-lo, e descobri este texto do actual Papa, que recomendo e deixo aqui. O Evangelho de hoje narra Cristo a andar sobre as águas.
«Os apóstolos atravessam o lago. Jesus está sozinho em terra, enquanto eles se esgotam a remar sem poderem avançar, porque o vento é contrário. Jesus ora e, na sua oração, vê-os esforçarem-se por avançar. Vem logo ao seu encontro. É claro que este texto está cheio de símbolos da Igreja: os apóstolos sobre o mar e contra o vento, e o Senhor ao pé do Pai. Mas o que é determinante é que, na sua oração, enquanto está “ao pé do Pai”, não está ausente; bem pelo contrário, ao rezar Ele vê-os. Quando Jesus está junto do Pai, está presente na Igreja. O problema da vinda final de Cristo é aqui aprofundado e transformado de modo trinitário: Jesus vê a Igreja no Pai e, pelo poder do Pai e pela força do seu diálogo com Ele, está presente junto dela. É justamente este diálogo com o Pai enquanto “está no monte” que O torna presente, e inversamente. A Igreja é por assim dizer objecto de conversação entre o Pai e o Filho, portanto, ela própria ancorada na vida trinitária.» (realce meu)

Sem comentários: